Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

9 benefícios de um ERP na nuvem

O mercado tem exigido cada vez mais agilidade na entrega de serviços de qualidade. Para as transportadoras, a competitividade é crescente. Afinal, 58% do transporte de carga e passageiros no Brasil é feito por rodovias. É por isso que muitos CIOs estão recorrendo às tecnologias de ERP na nuvem. Mas você sabe o que isso significa para o seu negócio?

As soluções ERP (Enterprise Resource Planning) atuam nas empresas para integrar todos os departamentos e ajustar processos. Os sistemas ERP possibilitam a gestão do negócio com menor custo operacional, maior eficiência e rentabilidade.

A importância dos ERPs na nuvem

Talvez você já tenha ouvido falar o que é o ERP. Mas há ainda outro diferencial para a escolha deste software. Trata-se do ERP cloud, ou seja, soluções ERP baseadas na nuvem. A tecnologia cloud computing permite a leitura da memória de computadores e servidores interligados, que compartilham dados pela internet.

Isso significa que você pode ter acesso a informações em qualquer lugar, sem a necessidade de acessar um único computador em que os dados estão armazenados. O ERP em nuvem viabiliza o backup em tempo real, segurança contra vírus e invasores, e amplia a velocidade das operações.

A Praxio, empresa que desenvolve softwares de gestão especializados para o transporte rodoviário de carga e passageiros, destaca as 9 principais vantagens de migrar seu ERP para nuvem. Saiba como a tecnologia pode auxiliar em seu diferencial técnico no mercado!

1-Agilidade

Manter o sistema ERP em uma infraestrutura interna requer muito cuidado. Isso porque, deste modo, a operação fica muito mais lenta, podendo até mesmo travar. Já um sistema ERP na nuvem trabalha com servidores alocados em diferentes lugares.

Quando um deles apresenta qualquer problema, outro toma seu lugar automaticamente. Assim, os processos não são interrompidos por dificuldades no servidor, como também mantém a operação mais rápida.

2-Segurança

Dados armazenados em nuvem ficam mais protegidos contra ameaças externas, já que o provedor segue práticas internacionais que garantem a segurança das informações.

Além disso, você não corre o risco de perder informações importantes se uma máquina apresentar qualquer defeito. Com o sistema, os dados ficam seguros no datacenter do provedor, podendo ser acessados por qualquer outro dispositivo.

3-Mobilidade

A gestão na nuvem não restringe os usuários de acessar a operação em qualquer lugar e em qualquer momento. Para isso, é preciso apenas estar conectado à internet e possuir informações de login e senha do sistema.

Para o setor de transportes, essa mobilidade é essencial. Isso porque, quando um motorista está em viagem, pode realizar atualizações no sistema em tempo real.

4-Produtividade

O sistema fica totalmente integrado. Isso significa que qualquer funcionário pode atualizar dados referentes aos seus trabalhos, sem a necessidade de enviar documentos por e-mail ou imprimi-los. Também permite que este compartilhamento seja feito ao mesmo tempo por toda a equipe, evitando assim, lentidão na atualização dos dados.

5-Gestão

Gestores e executivos também são beneficiados com este recurso. Afinal, a equipe não precisa aguardar a presença dos superiores para seguir qualquer diretriz. Basta estar conectado à internet para enviar relatórios gerenciais, bem como avaliar métricas em tempo real e tomar decisões.

Tendo em vista a rotina destes profissionais, com diversas reuniões (inclusive externas), a facilidade para gerenciamento é um diferencial.

6-Escabilidade

O crescimento da sua empresa é algo a ser comemorado, certo? Portanto, evite dores de cabeça em um momento como este. Em vez de fazer novas aquisições em licenças, basta solicitar ao provedor SaaS (software como serviço) o acesso aos novos funcionários.

Além disso, se a quantidade de dados e arquivos armazenados aumentar (como é o caso de transportadoras de carga com a emissão de documentos fiscais), não é preciso se preocupar. Com a computação em nuvem, o espaço de armazenamento é ilimitado e o backup é feito automaticamente.

7-Economia

Esta talvez seja a vantagem que mais salta aos olhos de diretores e gestores das transportadoras. Afinal, a quantidade de arquivos é muito grande, bem como de pessoas para organizá-los. Com um sistema em nuvem, esses problemas desaparecem.

Os processos automatizados reduzem custos com mão de obra, e mantém documentos referentes a cada etapa da operação em nuvem.

8-Atualização

Com este recurso, o gerenciamento do inventário é feito em tempo real, o que permite maximizar a capacidade de responder às demandas. Com acesso compartilhado, os dados do estoque são mantidos sempre atualizados, permitindo amplo controle da operação.

9-Padronização

Quanto maior é a empresa, mais desafiador fica para centralizar e gerir as informações. Com um sistema em nuvem, além de estabelecer um local seguro para manter os dados, eles são alocados seguindo um padrão, cujos processos automatizados do ERP consegue identificar e utilizar.