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Recapagem ou pneus novos: qual é a melhor opção?

Segundo uma análise de custos logísticos, os pneus representam mais de 18% dos gastos de transporte de cargas e são a segunda maior despesa das transportadoras, atrás apenas do combustível. Por isso, qualquer redução de custos na compra deles é bem-vinda e a recapagem de pneus frequentemente aparece como uma opção.

Apesar de conhecido, nem todo mundo sabe como esse procedimento é feito, se ele é seguro e se realmente vale a pena. Será que a recapagem de pneus é mais vantajosa que a compra de pneus novos? Continue com a gente e entenda mais!

Como é feita a recapagem de pneus?

A recapagem de pneus é um tipo de reforma em que a borracha da banda de rodagem é substituída. A banda de rodagem se desgasta com o tempo de uso e, com o desgaste, o pneu se torna impróprio para o uso.

Com a recapagem, o pneu ganha mais tempo de vida útil antes de ter que ser substituído. O procedimento geralmente é feito com as seguintes etapas:

  • Limpeza e secagem preparam o pneu para os próximos passos;
  • Inspeção para checar se o pneu tem condições de ser reformado. Dependendo do estado, a recuperação não é viável;
  • Preparação da carcaça, que é raspada para ficar simétrica e uniforme;
  • Escareação, onde as partes cortadas e danificadas são reparadas e as partes oxidadas são removidas;
  • Consertos porque os defeitos maiores precisam passar por um conserto mais elaborado do que a escareação, onde a estrutura é reconstruída;
  • Preenchimento para cobrir qualquer orifício presente no pneu;
  • Construção da nova banda de rodagem que geralmente é feita por um processo chamado de camelback, onde ela é moldada na carcaça do pneu e vulcanizada a 150 °C. Uma recapagem a uma temperatura menor também é possível, porém menos usual para pneus de caminhões;
  • Inspeção final.

Esse procedimento é seguro?

Existe uma legislação nacional e normas de segurança internacionais para garantir que a recapagem do pneu seja realizada da maneira correta. É verdade que procedimentos inadequados ou mau uso dos pneus reformados podem levar a acidentes. Se alguma parte do pneu se soltar na estrada, o perigo é grande.

Porém, quanto as normas são seguidas, o pneu passa por uma série de testes para avaliar se a carcaça está em bom estado. Depois da reforma, são feitos mais testes para checar a qualidade do processo. Por isso, se realizada com fornecedor confiável e obedecendo às normas, a recapagem de pneus é um procedimento seguro.

Fazer a recapagem de pneus é mais vantajoso do que comprar novos?

Geralmente, a recapagem de pneus é vantajosa. Quando o processo é feito com qualidade, a vida útil do pneu é aumentada consideravelmente e o custo é muito mais baixo. Por isso, se a carcaça ainda está boa, normalmente vale a pena fazer a recapagem do pneu.

Porém, muitos outros fatores podem mudar essa condição. As características de calibragem dos pneus, balanceamento e alinhamento das rodas, condições das estradas e até mesmo a forma de dirigir do motorista influenciam na vida útil dos pneus.

Por isso, o ideal é que você faça um controle dos pneus para conhecer a duração dos pneus novos e dos pneus recapados e escolher a melhor opção para seu negócio. Se a vida útil dos pneus reformados estiver baixa, estude mudar o seu fornecedor.

Se a vida útil dos pneus novos também estiver menor do que o esperado, pode ser um problema mais geral. Nesses casos, treine seus motoristas sobre boas práticas para preservar os pneus e preste mais atenção à manutenção e ao controle da frota.

Conclusão

A recapagem de pneus pode ser uma boa oportunidade de reduzir os custos no transporte de carga. Para ser vantajosa e segura, ela precisa seguir as normas e ter um controle de qualidade rigoroso. A melhor maneira de escolher a opção mais vantajosa para a sua frota é controlando a frota e medindo a vida útil dos pneus novos e dos reformados.

E aí, gostou de saber mais sobre a recapagem de pneus? Agende aqui uma demonstração gratuita com um dos nossos consultores e conheça nossa solução voltada para a gestão de pneus e manutenção.