Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Como aumentar o lucro nas empresas de transporte usando o ERP

Capaz de integrar todas as atividades e automatizar os processos de maneira rápida, o ERP – sigla para Enterprise Resource Planning – é indispensável para ajudar na gestão e geração de lucro nas empresas de transporte de passageiros.

Mas, você sabe como o Sistema Integrado de Gestão Empresarial pode efetivamente fazer isso? Reunimos aqui os principais benefícios do ERP para pequenas e médias empresas do transporte rodoviário e urbano, e mostramos o porquê vale a pena investir no serviço!

 

O que é o ERP

Como diz o nome, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial reúne em um só software informações para gerenciamento. Utiliza a tecnologia de automação para facilitar esse controle, envolvendo todos os setores da empresa, tais como:

  • Contabilidade;
    • Finanças;
    • Fiscal;
    • RH;
    • Suprimentos;
    • Patrimônio;
    • Vendas.

Dessa forma, é possível analisar maior quantidade de dados em menos tempo, facilitando a rotina de todas as áreas da empresa. Isso tudo auxilia na decisão de cortar gastos excedentes e melhorar estratégias da operação, principalmente quando se fala de empresas de transporte de passageiros.

Confira algumas medidas que podem ser otimizadas e, portanto, aumentar o potencial lucrativo da companhia:

 

Manutenção em dia

Manter a manutenção de todos os veículos da frota em dia, sem o auxilio de um software de gestão, pode ser um desafio e tanto. Afinal, não é fácil lembrar-se de todas as trocas de pneus e óleo. Ou mesmo gerenciar tantas informações de forma manual, por meio de planilhas, por exemplo.

O controle preventivo mantém não apenas o bom funcionamento do veículo, como também a segurança para os motoristas e passageiros. Assim como é capaz de evitar surpresas como quebras de carros que provocam atraso das operações.

Um bom ERP especialista na gestão de transporte garante o controle total da manutenção de forma digital. E mais: registra as atividades realizadas, como status, horário e execução de Ordem de Serviço.

Isso significa que trabalhos de funilaria, pintura, eletrônica, elétrica, mecânica diesel, mecânica e limpeza constam no controle automático, auxiliando, inclusive, o gerenciamento de profissionais responsáveis por este setor.

 

Integração com o setor de RH

Responsável pela gestão dos colaboradores da transportadora, o departamento de Recursos Humanos também precisa estar integrado na operação. O sistema de gestão ajuda nas principais tarefas do setor, como com a folha de pagamento, apontamento de horas, férias dos colaboradores e ponto eletrônico.

Dessa maneira, reúne dados relevantes da empresa, centralizando todas as informações em um só lugar, permitindo analisá-las com mais rapidez e precisão. Assim, é possível evitar riscos de passivo trabalhista, bem como garantir o gerenciamento de custos relativos aos colaboradores.

 

Recursos administrativos

Quando falamos em aumentar o lucro de uma empresa, é inevitável pensar nos setores financeiro e contábil. Afinal, aumentar a receita e a qualidade das operações significa aumentar o fluxo de tarefas nesses setores.

Com o ERP para PMEs do transporte, é possível construir uma rotina automatizada para o financeiro da sua empresa, para tarefas como:

  • Contas a pagar e receber;
    • Controle bancário;
    • Gestão de contratos e cartões de crédito;
    • Previsão orçamentária;
    • Escrituração fiscal;
    • Ativo imobilizado.

Outro recurso administrativo presente que o software disponibiliza é o armazenamento dos documentos da frota, que pode ser escalado em nuvem (digital), como seguro e registro do veículo.

 

Controle das operações

Para aumentar a produtividade da sua empresa e somar a prospecção do serviço, é preciso realizar o controle completo de toda a operação. Incluindo o gerenciamento de garagem e veículos nos terminais.

Com esse controle, é possível prever erros, evitando multas por atraso, por exemplo. O ERP para passageiros pode controlar as operações urbanas ou rodoviárias, sempre focando na especialidade de cada serviço, possibilitando o acesso a:

  • Escala completa de veículos e motoristas;
    • Plantão com a gestão de soltura e recolhe;
    • Gestão de arrecadação e estatísticas;
    • Gestão Integrada com a bilhetagem e terminal de consultas.

 

Soluções Praxio

Todas as ferramentas apresentadas pela Praxio foram desenvolvidas para contribuir para a gestão do negócio de forma intuitiva. Agilizando o processo de diferentes setores das empresas de transporte.

Com esse controle, fica fácil identificar erros, corrigir estratégias e é claro, cortar custos e aprimorar o serviço, ampliando a rentabilidade e o lucro da empresa de transporte.

No mercado há mais de 30 anos, a Praxio é referência e líder no segmento de transporte de passageiros. Com soluções especialistas no segmento, possui softwares de gestão que atendem a toda a cadeia do transporte, não importando o tamanho da empresa.