A obrigatoriedade dos envios dos eventos da área de
SST – Saúde e Segurança do Trabalho ao eSocial está se aproximando!
Mesmo em meio a pandemia que ainda mexe com nossas vidas, o cronograma de implantação do eSocial para SST
segue firme e ao que tudo indica não deverá ser alterado. Com isso as empresas do 1º e 2º grupos devem enviar
ainda esse ano conforme cronograma oficial, fica assim:
Entenda quais tabelas e eventos você deverá enviar após a simplificação e quais não são mais obrigatórias.
Eventos que continuam no layout Simplificado e que deverão ser enviados pelas empresas do 1º Grupo a partir de 08/06/2021 e empresas de 2º Grupo a partir de 08/09/2021:
☑ SS2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
☑ SS2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
☑ SS2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco
• Os eventos S2210 e S2220 de CAT e de ASO, não demandam cadastramento prévio. São informações mais pontuais de envio, ou seja, serão enviadas somente quando ocorrer a situação de Acidente de Trabalho e/ou de Exames Médicos e somente a partir da obrigatoriedade da empresa.
• Já para a S2240, trata-se de um evento de maior complexidade, onde haverá uma grande demanda de cadastramento prévio das informações, pois envolve informações de agentes nocivos, descrição de ambientes de trabalho entre outras.
Importante:Você já pode ir preenchendo os cadastros para envio da S2240, visto que as informações da S2240 para o layout 2.5 (antes da simplificação) estão disponíveis na nossa Base do Conhecimento.
Porém estamos adequando os menus dos eventos ao layout simplificado S-1.0 e essas alterações já devem estar disponíveis à partir de maio/2021 para todos.
Tabelas ou Eventos que não serão mais enviados com a simplificação:
• S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho
• S-2221 – Exame Toxicológico do Motorista Profissional
• S-2245 – Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações.
Importante:
algumas informações dessas tabelas e eventos que não serão mais enviados, devem compor outro evento, como por exemplo a informações de ambiente de trabalho que irá juntamente com a S2240.
Fique atento! Há outras questões que precisam ser pensadas.
Se você trabalha com algum fornecedor, precisa pensar em quem enviará os dados.
• Como será o controle de prazo dos envios do seu terceiro?
• Como será o fluxo de trabalho para manter as duas bases atualizadas? A base de informações do seu terceiro deve estar igual a base do sistema Praxio, para não gerar divergências de dados nos envios das tabelas e outros processos.
• Como fará a guarda e o resgate dos números de recibos que são o comprovante de entrega ao eSocial numa eventual mudança de fornecedor?
Outras opções
• Utilização das API’s: Nesta modalidade os dados são enviados pelo seu terceiro e alimentam os cadastros do sistema da Praxio e posteriormente o sistema gerará o XML para envio. Haverá um custo com desenvolvimento das API’s, que fazem a comunicação do sistema do seu terceiro com o sistema da Praxio.
• Mensageria: Nesta modalidade as bases não ficam iguais, visto que o fornecedor nos enviará somente o XML, que será assinado pela Praxio para envio ao eSocial, porém ainda poderá haver um custo com esse desenvolvimento, pois há a necessidade validações do XML.
Queremos saber!