Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Terceirização da frota: Tudo o que você precisa saber!

Entenda se a terceirização da frota é a melhor opção para a sua empresa

Uma prática bem comum entre as empresas de transporte é a terceirização da frota através contratação transportadores autônomos de cargas,  que possuem seu próprio caminhão e ganham por cada frete.

Se por um lado esse tipo de decisão pode servir para baratear os custos operacionais, por outro pode interferir diretamente na gestão da sua empresa. Neste artigo mostraremos os prós e contras da terceirização da frota e facilitar a sua avaliação sobre o que é melhor para o seu negócio e,  tomar uma decisão mais segura.

Vantagens da frota própria

Vamos começar falando do modelo mais tradicional: a frota própria. As empresas que adotam esse sistema destacam como um dos pontos positivos a centralização do controle. E isso é muito bom porque além de garantir independência da empresa sobre decisões operacionais, também permite ter uma visão das condições de manutenção, dando mias segurança em relação ao transporte e aos prazos de entrega.

Mas além deste benefício podemos destacar outros pontos:

  • O gestor tem autonomia na escolha dos veículos;
  • Os motoristas são treinados e selecionados de acordo com as diretrizes da empresa;
  • Facilidade, autonomia nos processos de tomada de decisão;
  • Controle total da frota.

Como você pode ver, dentre tantos prós relacionados à frota própria, todos eles estão relacionados ao controle. O fato de terem seus carros na garagem dá mais planejar as entregas e buscas de novos fretes.

Desvantagens da frota própria

Embora o fato de ter uma frota própria possa gerar uma sensação de controle maior do negócio, essa decisão pode impactar diretamente nos custos. O que pode ser visto como uma grande desvantagem para as empresas que não possuem muito dinheiro para investimento.

Além do custo inicial para aquisição de frota, outros pontos devem ser ponderados pelos gestores, tais como:

  • Salários e benefícios de motoristas;
  • Custo para treinamento da equipe;
  • Manutenção dos veículos e compra de peças;
  • Seguros e impostos;
  • Controle de licenças.

Leia mais – Manutenção preventiva, preditiva e corretiva: Qual a melhor opção?

Vantagens da terceirização da frota

Se analisarmos os pontos contrários relacionados à internalização da frota, chegaremos a um raciocínio lógico sobre os benefícios da terceirização. Mas a principal vantagem é a redução de custo, porque libera a empresa do investimento inicial com frota, manutenção e folha salarial.

Se sua empresa tem pequeno porte ou está começando no mercado de transporte, pode ser difícil investir na aquisição de veículos,  pois além desse tipo de bem sofrer uma depreciação natural do uso, sem contar que, você deixa de investir em outras áreas importantes para a evolução do negócio.

Outro grande benefício de manter esse sistema é que quando a frota é agregada, tem todos os custos pré-estabelecidos em contrato. que podem ser firmados por um período determinado ou de forma avulsa por frete. Isso evita surpresas com horas extras e manutenções inesperadas.

Além do ponto financeiro, outra coisa positiva é que o gestor terá tempo para se dedicar inteiramente a outras atividades, como por exemplo, em questões estratégicas do negócio.

Desvantagens da terceirização da frota

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Ter toda a sua frota terceirizada também apresenta seus riscos e um dos maiores motivos é a falta de gestão sob alguns processos, como por exemplo, o controle da disponibilidade dos motoristas, o que pode acarretar em perdas de fretes e até prazos de entrega mais extensos.

Outra questão é relacionada a segurança deste transporte, pois como o toda a manutenção fica sob responsabilidade do TAC – Transportador Autônomo de cargas, pode ser que as revisões e reparos não estejam em dia,  o que também contribuir para os atrasos das cargas e, dependendo dos acordos, multas pagas pela sua empresa para o cliente final, ou até perda do cliente.

Quer saber como o sistema Globus pode ajudar a sua empresa a ter uma gestão muito mais eficiente? Agende aqui uma demonstração gratuita!