Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Sucessão familiar com apoio de software especialista no transporte

A empresa familiar tem como principal característica a propriedade e a gestão feita por dois ou mais membros da mesma família. Apesar dos laços familiares, a gestão de empresas nesta configuração é mais delicada do que parece, mesmo nas transportadoras. Por isso, um software especialista no transporte pode ser o recurso mais apropriado para manter o negócio em perfeito funcionamento.

Segundos dados recentes divulgados pelo SEBRAE, a empresa de perfil familiar representa mais de 90% dos negócios ativos no Brasil. A predominância do tipo de empresa garante que a categoria represente cerca de 65% do PIB nacional, além de empregar 75% da força de trabalho do país.

Porém, apesar do impacto significativo na economia do país, a cada 100 empresas desse tipo, 70% deixam de existir após a primeira sucessão. Isso porque não dispõem de planejamento jurídico e de práticas de gestão adequados. E chega a 5% no que se refere à sucessão para à terceira geração.

Existem diferentes motivos para a falência da empresa após a transição de uma geração para a outra. Um deles é a falta de capacitação dos herdeiros na linha sucessória. Os conflitos de interesses entre os familiares, e até a disputas por posições maiores pelos herdeiros, interferem no sucesso da empresa. A falta de uma gestão preparada para assumir a empresa também é determinante para sua continuidade.

Outro problema enfrentado é a inexistência de diretrizes claras para objetivos a curto, médio e longo prazo. Com as transportadoras, não é diferente. Mesmo com anos de experiência no mercado, a sucessão familiar pode gerar conflitos que, com planejamento prévio e diretrizes alinhadas entre os familiares, podem ser evitados. Sobre esta questão, reunimos algumas dicas importantes para facilitar a transição entre líderes da empresa familiar.

Gestão da empresa

O planejamento e a gestão são, ao mesmo tempo, a força e a fraqueza de qualquer negócio. Isso porque, quando bem executados, podem levar a empresa aos melhores resultados. Da mesma forma, quando não estão bem elaborados, possivelmente trarão resultados negativos à companhia. Vale lembrar que, em muitos casos, as empresas familiares não possuem boas estruturas organizacionais, nem mesmo para a hierarquia administrativa.

Como solução, investir em software especialista pode ajudar a manter o sucesso da empresa, inclusive após a sucessão familiar. Afinal, o sistema especialista é indicado sempre que um problema não pode ser algoritmizado.

As soluções tecnológicas devem simular o raciocínio de um especialista. E assim, ajudar na definição de uma gestão eficiente, que gere resultados para análises concretas e investimentos assertivos. Ou seja, livres de qualquer “achismo” enraizado em uma cultura obsoleta. Porém, para ele funcionar de maneira efetiva, é necessário alimentar o sistema com informações completas sobre as operações.

O que fazer antes da transição

Antes da transição da empresa entre as gerações, é importante criar uma estratégia para que a mudança não impacte negativamente na transportadora. Preparar os sucessores para ficarem à frente das principais áreas estratégicas é o primeiro passo para que essa transição dê certo. Isto é, a fim de garantir a permanência do empreendimento no mercado.

Determinar uma data para a sucessão ocorrer também faz toda a diferença . Isso por que é possível fazer a mudança com os funcionários mais experientes participando do processo de transição e abrindo caminho para quem vai chegar. Quando a sucessão é feita de uma hora para a outra, a adaptação pode ser ainda mais difícil.

É importante, inclusive, compreender que as mudanças ocorridas após a troca da gestão familiar é um processo lento. Ou seja, não se trata de uma ação isolada, como muitos esperam. Dessa maneira, também pode ocasionar treinamento dos familiares que vão herdar a empresa e que continuarão à frente de outros cargos. Outra maneira de garantir uma linha de sucessão segura é a criação de um conselho de família destinada a discussões e decisões em relação à empresa.

Em longo prazo, outra dica para quem pensa em passar a empresa para a próxima geração, é a profissionalização dos envolvidos na gestão.

Software especialista no transporte

A implementação de sistemas de gestão nas áreas de Tecnologia de Informática, Recursos Humanos e Finanças é uma saída que pode garantir que a mudança de liderança não impacte a transportadora negativamente.

O software especialista no transporte é um bom exemplo de tecnologia que é capaz de analisar dados sobre a operação da empresa de maneira crítica. Assim, auxiliando nas tomadas de decisões.

Com os dados fornecidos pelo sistema, é mais confiável manter o crescimento de uma transportadora de forma competitiva. Isso porque a gestão estratégica gera entendimento do negócio e satisfação para a família, pela garantia de metas bem estruturadas. Os recursos tecnológicos não otimizam apenas as questões técnicas da empresa. Quando todos operam em sintonia, com processos bem definidos e apurados, a cultura e o clima da empresa também são melhorados.

Com expertise no desenvolvimento de softwares de gestão, a Praxio possui sistemas que auxiliam empresas familiares do segmento de transporte nesta etapa, pois compreende os desafios do setor. Assim, dispõe de módulos que auxiliam a gestão e geram resultados concretos para estruturar um bom planejamento. Conheça as soluções de gestão para transportadoras aqui.