Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Software para transportadoras: chave de sucesso para a Henrique Stefani

Descubra neste caso de sucesso como a Transportadora Henrique Stefani reduziu o tempo de seus processos com o software para transportadoras da Praxio!

 

O que você vai aprender neste case?

Se o seu negócio é o transporte de cargas, sabemos que está no controle dos processos da sua operação a chave do seu crescimento. Aqui, vamos mostrar como um de nossos clientes realiza essa gestão com auxílio de um software para transportadoras de carga.

Trata-se da empresa Henrique Stefani (Grupo Stefani), que vem utilizando no ERP Praxio Logística para identificar e monitorar todos os indicadores da empresa – produzindo conteúdos de qualidade para sócios e colaboradores. Além de atrair novos clientes com a gestão compartilhada do embarque.

 

Sobre a Transportadora Henrique Stefani:

Com mais de 50 anos de atuação, a Henrique Stefani é uma das transportadoras de maior credibilidade no Brasil e países do Mercosul. Empresa mais antiga do Grupo Stefani, tem sua trajetória marcada pela dedicação ao trabalho. Como também, a utilização dos melhores equipamentos e um sistema de gestão eficiente.

A empresa investe amplamente em tecnologias e treinamentos de seus profissionais. Assim, obtendo sucesso e tranquilidade nas operações realizadas. Primando pela satisfação plena e o atendimento das necessidades de seus clientes.

 

Abaixo, você vê o resultado da entrevista realizada com Leandro Rigelo, coordenador de Planejamento Logístico do Grupo Stefani. Um caso de sucesso Praxio!

 

Os desafios:

 

• Quais eram as dificuldades do Grupo Stefani antes de conhecer o software para transportadoras da Praxio?

No final de 2016 estávamos com uma ferramenta de ERP robusta, mas que não nos atendia em questões ligadas ao BI. A ferramenta anterior satisfazia na integração das áreas da operação. Mas era engessada nos painéis de BI.

O antigo ERP não oferecia as visões que nós precisávamos enxergar. Não tinha o formato que precisávamos naquele momento.

 

• Como você conheceu o ERP da Praxio? E, por que o Grupo experimentar essa solução?

Pesquisamos várias empresas no mercado e vimos no ERP da Praxio a união perfeita entre o um sistema de gestão (do tipo ERP) e o BI.

Iniciamos, então, diversos testes e análises de aderência. Visitamos algumas empresas que já utilizavam o sistema e, finalmente, fizemos a virada do sistema. Já temos um pouco mais de um ano e meio de parceria com a Praxio.

 

A solução!

 

• Qual o maior diferencial do ERP Praxio em relação a concorrência?

Entendemos que o sistema da Praxio, diferente de diversos outros softwares de gestão, nos entrega o BI como “uma folha em branco”, onde nós podemos criar as visões que queremos de uma maneira muito simples.

Antes, nós tínhamos que nos adaptar aos fornecedores. Hoje nós conseguimos desenvolver e criar rapidamente as informações que queremos visualizar.

A possibilidade de um BI 100% flexível para nossa realidade nos deu a oportunidade de, também, dar ao nosso cliente embarcador, uma gestão compartilhada do transporte da carga (quanto os veículos faturam, quilometragem rodada, disponibilidade, entre outros).

Conseguimos, com o uso da solução de BI do ERP Praxio, entender que a tecnologia que utilizamos para a integração dos processos de gestão também nos possibilitaria gerar valor para o nosso cliente embarcador. Assim, foi o que fizemos.

Hoje, nossos clientes também são, de certa forma, usuários do BI da Praxio. Isso não seria possível com nenhum outro fornecedor.

Nós usamos a ferramenta de BI para todas as células da operação, sendo, os indicadores de performance dos veículos, o nosso indicador mais importante.

Antes do ERP Praxio, nós já tínhamos uma célula de produtividade que monitorava os caminhões, com todo seu histórico, mas isso era um processo manual. Demorado.

Com o BI, conseguimos automatizar as informações e consolidar tudo no que, hoje, chamamos de Torre de Controle, um grande painel de indicadores dos mais variados com todas as visões que necessitamos no dia a dia da operação.

Nosso painel é tão bom que alguns clientes embarcadores, hoje, já nos pedem controles específicos em paralelo para cada operação. Sem o BI da Praxio teríamos que fazer tudo em planilhas de excell, praticamente inviável.  Hoje conseguimos entregar relatórios específicos para cada um dos nossos clientes em reuniões, ou de forma semanal, por exemplo.

 

Caso de sucesso

 

• Quais resultados você alcançou usando o software para transporte de cargas?

O uso do ERP da Praxio nos tornou mais relevantes para nossos clientes, aumentando o valor da nossa marca. Ganhamos visibilidade no mercado. Deixamos de ser apenas transportadores.

Passamos a ser entendidos como parceiros dos nossos clientes, oferecendo informações mais claras e num formato simples. A gente aqui tem muitas ideias a esse respeito.

Além disso ganhamos muito na automatização de diversos outros processos que também ainda eram manuais, numa evolução contínua.

Hoje é possível ter um monitoramento minucioso da operação em diversas áreas e identificar possibilidade de melhorias dos processos, numa análise quase diária. Também facilitou muito a realização dos relatórios mensais aos acionistas.

 

• Porque recomenda a tecnologia da Praxio?

O nosso encontro com o software para transportadoras da Praxio foi o casamento perfeito entre os processos que tínhamos (manuais) e a automatização de todo o controle da operação.

A alta direção do Grupo Stefani tem uma visão bem alinhada com as inovações do mercado sobretudo em relação a tecnologia. Sabemos que o investimento em tecnologia é alto, mas a busca pela melhoria contínua faz todo sentido.

Hoje o Avacorp é, com certeza, o principal aliado da empresa nesse sentido. Pois ele veio para a ajudar a empresa como um todo.