Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Sistema de Gestão Integrada: 8 benefícios para o transporte de cargas

Você sabe o que é o Sistema de Gestão Integrada? Trata-se de um software desenvolvido para auxiliar o controle de operações da empresa. Sendo capaz de monitorar todas as etapas produtivas e seus desdobramentos contábeis.

No transporte, é a solução perfeita para integrar logística e armazenagem com inteligência artificial, automatizando o processo e dispensando a intervenção humana. Com esse tipo de sistema, é possível otimizar a rotina da empresa, bem como reduzir processos manuais e melhorar a competitividade da transportadora.

Entre os inúmeros benefícios, alguns deles são:

 

• Redução de custos;
• Controle dos dados;
• Redução do trabalho funcional;
• Aumento de produção;
• Melhora da comunicação interna.

 

Um dos principais Sistemas de Gestão que integram todas as áreas da empresa são os ERP’s (Enterprise Resource Planning). Quando especializados em um único segmento, como o de Transporte Rodoviário de Cargas, este software permite a integração completa de diversos pontos da operação, compreendendo: backoffice, manutenção e operação da frota.

O ERP Carga e Logística oferece suporte para Carga Completa, Carga Liquida e Carga Fracionada. Confira os benefícios desenvolvidos pensando nos processos característicos que envolvem o dia a dia de uma transportadora:

 

Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS)

O Warehouse Management System – WMS, ou traduzido para o português, “sistema de gerenciamento de armazém”, é um módulo de gestão que automatiza e contribui com as operações diárias de logística.

É capaz de controlar a armazenagem e as movimentações dentro do estoque, melhorar o processo de Picking (separação e preparação de pedidos), permitir o acesso ao histórico de movimentações de estoque e inventário, coletar Dados RF, gerar estatísticas por operador e garantir a gestão de demandas.

Assim, com o sistema de gerenciamento de armazém, os relatórios de estoque são gerados de maneira mais rápida e eficaz. Como resultado, facilita as decisões estratégicas.

 

 

Fluxo de operação

Automatizar o processo operacional também é uma forma de otimizar o tempo e serviço. Por meio de um aplicativo intuitivo, o Sistema de Gestão Integrada é responsável por todas as etapas da emissão dos documentos fiscais e integrações – gerenciadas por robôs e sem intervenção humana. Em suma, o software assegura:

 

• Emissão de CTe automatizado (documento para acobertar operações de prestação de serviço de transporte de cargas);
• Monitoramento em tempo real dos veículos em rotas de viagem, com acesso aos mapas;
• Integração com rastreadoras, gerenciadores de risco, CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte) e PEF (Pagamento Eletrônico de Frete);
• Geoposicionamento de clientes com geração de ocorrências automáticas;
• Controle de prazo de entrega;
• Controle de carregamento e descarregamento com coletores;
• Controle de ocorrências com mercadorias;
• Emissão de documentos para transporte nacional e internacional.

 

Controle financeiro

Outra vantagem de contratar o EPR Cargas e Logística é o controle financeiro. O software é capaz de realizar o faturamento inteligente com regras pré-definidas, bem como prever o acerto de viagem de motoristas.

Do mesmo modo, controle de diárias, integração com os bancos, acesso a contas a pagar e contas a receber são mais algumas de suas funções quanto à otimização da gestão do fluxo de caixa.

 

Setor Administrativo

No setor administrativo, o sistema é capaz de otimizar os processos de compras e o controle de estoque de produtos com agilidade. O monitoramento fica mais fácil, assim também mais assertivo – evitando lotações e desperdícios. Por outro lado, ajuda na escassez de itens muito utilizados e necessários para a operação.

Além disso, o software, quando integrado, conta com tecnologia de automação que realiza o envio das informações aos demais parceiros envolvidos na operação do transporte (SEFAZ, ANTT, Operadoras de Cartões, etc).

 

Controle da frota

O Software de Gestão Integrada verifica a disponibilidade de frota, bem como o gerenciamento de todos os veículos. Isso inclui não apenas os processos de manutenção corretiva e preventiva, como também o controle de pneus e abastecimento.

Nesse sentido, soluções de geoposicionamento (para localização de veículos) auxiliam nesta tarefa, para saber onde e qual o status de cada veículo da frota.

 

Contabilidade

Quando o assunto é a área contábil da transportadora, o EPR realiza a geração dos lançamentos contábeis e fiscais da empresa (SPED). Assim como faz a geração da receita de cobrança financeira. Entre os serviços oferecidos pelo Sistema de Gestão Integrada, estão:

• Balancete por unidade de negócio, centro de custo, filial;
• Controle Patrimonial;
• Emissão de Livros Fiscais;
• Apuração de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

 

Controladoria

O cuidado com a controladoria também integra ao sistema de gestão. Pois, com ele, é possível prever e consultar a lucratividade por cliente e controlar orçamentos, acompanhando resultados a fim de traçar uma estratégia de desempenho coerente com o seu negócio. Afinal, importar essas informações proporciona uma visão mais abrangente dos processos realizados.