Pular para o conteúdo

Comunicados

Importantes

Limpeza WebService

Prezado cliente,

Você sabia que no servidor de WebService existe uma pasta onde são criados arquivos de chaves? (C:\ProgramData\Microsoft\Crypto\RSA\MachineKeys)

Esses arquivos são gerados pelo IIS a cada transação que utiliza validação de certificado.

Com o tempo de utilização dessas rotinas, e o aumento de sua recorrência devido ao eSocial (que também faz uso), alguns servidores de WebService podem estar com o disco sobrecarregado. Esse consumo é causado pelo armazenamento desses arquivos de chave.

Pensando nisso, criamos uma rotina para limpar essa pasta e não acumular o consumo de espaço em disco do servidor.

Por segurança, o processo de limpeza deve ser executado no servidor de WebService em um horário com menor acesso de usuários.

Dependendo da quantidade de arquivos na pasta, o processo pode variar de alguns minutos para horas (caso nunca tenha feito essa limpeza antes).

Para fazer a limpeza, basta baixar o arquivo pelo link: : http://www.praxio.com.br/downloaddocumentos/LimpaMachineKeys.zip, salvar no servidor de WebService, descompactar e executar.

O arquivo em lotes contém os comandos para fazer a limpeza, que são executados automaticamente.

Caso inicie o processo e a execução estiver levando muito tempo, você pode interrompe-lo e executa-lo novamente em momento mais oportuno.

Futuramente, vamos incorporar essa rotina periódica no sistema, porém, é importante fazer essa limpeza antes, para diminuir a quantidade de arquivos na pasta e não demandar tempo na primeira execução realizada pelo sistema.

Qualquer dúvida, consulte o setor de TI da Praxio

Atenciosamente,

Praxio