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Editorial

Qual é o momento certo para expandir?

Independentemente do tamanho da empresa, há um momento em que paramos e pensamos: está na hora de enfrentar novos desafios para ampliar o meu negócio?

Porém, como saber o momento certo para crescer? Essa tomada de decisão não é algo simples, visto que inúmeros fatores precisam ser avaliados, tais como: existe demanda para esse crescimento? O meu time está preparado para essa expansão? As finanças estão sob controle? Eu tenho consciência de que o lucro relativo à ampliação pode demorar a vir? Eu estou preparado para lidar com um possível fracasso? Após a expansão, eu desejarei gerir o meu negócio? Eu possuo as habilidades necessárias para comandar esse crescimento?

Além destas questões, é preciso se atentar ao fato de que o aumento da empresa exige algumas medidas, como a contratação e o treinamento de mais pessoas, a necessidade de aumento do espaço das instalações, a atualização do plano de negócio, além do desenvolvimento de uma pesquisa de mercado para entender o comportamento das novas fatias do mercado, que queremos alcançar.

Recentemente, passamos por um processo de aquisição de marcas e investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento bem desafiadores. E você deve estar se perguntando, como eu soube que era o momento certo? Eu tinha certeza do que estava planejando, ou tive medo e dúvidas ao longo do processo? Sim, eu sabia o que estava fazendo! 

A nossa expansão foi um processo alicerçado em um intenso estudo e inúmeras reuniões do conselho. Nós, por exemplo, não apenas examinamos os nossos concorrentes do mercado brasileiro, mas também investigamos os mercados chileno e mexicano, pois possuem um cenário muito parecido com o nosso.

As nossas aquisições (marcas HiveCloud, Avacon e Autumn), foram pautadas no objetivo de sermos um grande hub de soluções, o que significava ampliar o nosso leque de soluções até então disponíveis para atendermos toda a cadeia do setor de transporte de cargas, passageiros e logística. Sendo assim, se antes nossas marcas eram concorrentes, hoje, somos aliados, um único grupo.

Em paralelo a esse movimento, a nossa equipe de Inovação desenvolveu inúmeras funcionalidades para que pudéssemos cuidar de todas as necessidades dos nossos clientes.

Hoje, mais do que nunca, os nossos objetivos são inovar, ouvir os nossos clientes e buscar soluções dinâmicas e fáceis de serem implantadas e utilizadas. Para 2019, projetamos um crescimento acima de 20% e seguimos avaliando novas aquisições. Isso vai longe! E eu desejo que você, cliente, cresça junto comigo!

 

Valmir Colodrão, CEO da Praxio

 

 

 

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