Pular para o conteúdo

Editorial

“Investimento para infraestrutura de transporte em 2020 será o menor em 16 anos”

Outro dia, eu li isso no portal da NTC. Não sei se você também está atento a essa questão, mas, em época de final de ano, em meio às comemorações do que deu certo e análise dos ajustes que precisam ser feitos, dar uma olhada na conjuntura que vem por aí é essencial para definir os investimentos do próximo ano.

De acordo com a notícia, o orçamento previsto do Governo Federal para investimento em infraestrutura de transporte em 2020 será o menor em 16 anos, e 31.1% abaixo do autorizado para 2019 (R$ 7,68 bilhões).  

Considerando a falta de investimento no setor – um cenário que vem se estendendo por 10 anos aproximadamente – mantém-se as estradas ruins. São especialmente as rodovias que tendem sofrer as consequências mais graves. Em paralelo, nossa frota de veículos, seja ela de ônibus ou de caminhões.

Parece-me que não há outro caminho para 2020 senão garantir que os processos de manutenção da frota estejam muito ajustados para que não ocorra desperdício de dinheiro. Estamos antenados a isso e é essa questão exatamente que será abordada no próximo Go Ahead Praxio – Cargas e Logística, nosso evento que inicia sua rota itinerante em Porto Alegre, no dia 26 de novembro.

Numa parceria com a Setcergs, vamos discutir os custos de manutenção da frota e apresentar nossos lançamentos para o setor: o Afere Fácil (e quem esteve na Fenatran pôde ver de perto seu funcionamento) que auxilia na garantia da aferição exata dos pneus e o Manu360, um sistema que monitora tudo que acontece nas oficinas dentro das garagens. Tudo isso ligado ao novo ERP Carga e Logística, que nasceu após a aquisição da Avacon no final do ano passado.

O que posso dizer em relação a esse cenário, cujo baixo orçamento para infraestrutura eleva o custo do transporte (além de reduzir a competitividade das empresas como um todo), é que estamos aqui sistematicamente trabalhando em soluções que melhorem o controle de todos seus processos. E pensamos nisso 100% do nosso tempo, porque já fazemos parte deste mercado, assim como vocês.

Nossa tecnologia especialista no transporte nos faz buscar soluções que auxiliem na economia de combustível assim como na compra, uso e controle de autopeças. E mesmo trabalhando de forma tão específica para esse setor, fechamos o ano entre as 10 companhias que apresentaram maior crescimento econômico e financeiro no último ano, de acordo com levantamento realizado pela Fórum Editorial, conduzido por professores da FGV.

No último dia 6 de novembro, recebemos o prêmio do Anuário Informática Hoje 2019, uma premiação que espelha o sucesso do nosso novo posicionamento, que você já vem percebendo. Pode contar! Significa que estamos juntos com vocês em todas as suas conquistas e desafios.

Mais uma vez, obrigado pela confiança de sempre!

 

Valmir Colodrão, CEO da Praxio

 

 

Você viu?

Webinar – Dicas de como ter segurança para o seu sistema

13° salário: tudo o que você precisa saber para não errar!

Novo recurso do ERP da Praxio não deixa você cair no golpe do boleto falso!