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Da planilha ao digital: Como a tecnologia está transformando a gestão de transporte de passageiros

Em um mercado competitivo como é o de deslocamento de pessoas, pensar em uma forma de melhorar a gestão de transporte de passageiros a fim de conquistar mais clientes e oferecer um serviço melhor é a estratégia número um dos empresários.

Afinal, a demanda do mercado é grande. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), 39,5 milhões de passageiros em viagens interestaduais preferiram o transporte rodoviário para viajar em 2017.

Com um mercado amplo que envolve uma parcela significativa da população, é inevitável buscar estratégias para conquistar seu espaço no mercado. E entre as formas que trazem mais resultados, está a tecnologia. Incluindo os sistemas feitos sob medida para o transporte de pessoas.

Não tem segredo: a procura pelo serviço rodoviário aumenta proporcionalmente a melhora do transporte rodoviário oferecidos. Vantagens antes dadas apenas pelo setor aéreo, como check-in, despacho de bagagens e programa de fidelidade, foram empregados também no setor rodoviário. O que atrai o público.

Assim como em outros setores de serviços, a tecnologia pode ser utilizada como aliada para o crescimento da área de transporte. Por isso, confira algumas ideias de como ela pode ajudar a melhorar o serviço de transporte de passageiros. Conquiste e fidelize clientes!

 

Viagem feita sob medida

A tecnologia pode ser um ponto atrativo para quem utiliza o transporte com frequência: os jovens empresários. Correndo contra o tempo e precisando otimizar todo o minuto disponível, os ônibus podem oferecer serviços que conquistem esse público exigente.

O que você acha de além de oferecem o tradicional sistema de classes, executiva e leito, atrair os jovens com uma espécie de escritório a bordo: mesas para notebooks e tomadas para carregadores?

 

Custo-benefício

Não é novidade que promoções atraem novos clientes. Porém, quem é empresário do transporte rodoviário sabe que as tarifas promocionais precisam ser informadas na ANTT com pelo menos cinco dias de antecedência. Burocracias que podem diminuir a quantidade de promoções oferecidas. Além disso, incluem o ICMS, algo que não ocorre na aviação, por exemplo.

Para concorrer diretamente com o setor aéreo, a saída que algumas empresas encontraram foi a de aplicar políticas de preço por meio do cartão de crédito. Assim, oferecendo ao cliente mais opções para que possa parcelar suas viagens. Outra vantagem criada pelas empresas de transporte rodoviário é a de ampliar as opções de pagamento.

O ERP de passageiros pode ser a solução perfeita para implementar o sistema e controlar cada entrada de dinheiro. Afinal, garante a integração com a bilheteria, controle de vendas e entradas de verba.

Assim, fica mais fácil concentrar em um só lugar os dados para uma administração perfeita, evitando possíveis problemas falhas de cálculo.

 

Infinidade de opções e recursos

Oferecer comodidade por um preço menor é a meta de qualquer empresário do ramo do transporte. Por isso, é importante oferecer ao passageiro o máximo de recursos e serviços durante as viagens.

Entre essas ofertas, o passageiro poderá se atrair pelo acesso a um sistema TV a bordo e serviço de internet wi-fi.

Ainda, há de se pensar na comodidade dos clientes antes mesmo da compra da passagem. Além de oferecer a compra pela internet, pesquise por tecnologias que permitem a comercialização em novos pontos de venda.

Por exemplo, a Venda Embarcada, em que o próprio motorista vende passagens rodoviárias em pontos específicos da rota. Outra novidade tecnológica é a venda em comércios locais por meio de um aparelho portátil. Oferecido pela empresa de transporte em parceria com o comerciante, vende passagens sem a necessidade de agências convencionais.

 

Acesso pelo celular

Não existe mais restrição de idade para o acesso da tecnologia, ao alcance de todas as gerações. A empresa que quer estar a frente no mercado deve investir em aplicativos eficientes.

Que tal criar perfis nas principais redes sociais e alimentar as páginas com conteúdo relevante para seu público? Materiais sobre o dia a dia do transporte, viagens e turismo são excelentes pontos de partida.

Um aplicativo que permita adquirir as passagens, disseminando a marca da empresa, consulta de rotas e outras facilidades na palma da mão, também pode ser um grande diferencial para sua empresa.

 

Veículos em ordem

Nada atrai mais passageiros do que garantir a segurança das viagens. Um bom software de gestão de transporte de passageiros pode ajudar inclusive ao controle de toda a frota, ajudando na manutenção dos veículos.

Evite atrasos decorrentes da manutenção da frota. Tenha o controle do combustível e o monitoramento completo dos veículos e de cada pneu com softwares especializados. Dessa maneira, fica mais fácil prevenir possíveis problemas com os veículos e garantir uma viagem tranquila.

 

Localização dos veículos em tempo real

Outro benefício que é possível garantir por meio da tecnologia. A localização por meio de satélites revolucionou a área do transporte de passageiros. Assim, toda rota de veículos e possíveis eventualidades são registradas e podem ser consultados a todo momento.

 

Xô, burocracia!

Quem tem uma empresa de transporte sabe a dificuldade que é colocar em ordem todos os documentos fiscais. E mais uma vez o sistema de gestão integrado também pode ajudar nisso. Isso porque, com ele, é possível fazer a emissão de todos os documentos fiscais de forma automática.

 

Gestão de Transporte de Passageiros

Com tantas vantagens assim, é inevitável querer investir no uso da tecnologia no transporte de passageiros, não é mesmo? Dentre as soluções apresentadas, o ERP é fundamental para transformar a gestão da empresa de transporte e elevar seu nível a um novo padrão, muito mais competitivo e eficiente.