Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Como unificar o controle das filiais da sua empresa?

As vantagens e pontos importantes de um sistema de gestão unificado para o controle das filiais

A partir do momento que uma empresa decide por expandir seu território de atuação, se torna essencial uma nova forma de gerenciar as informações e operações. Quando falamos em controle de filiais de uma mesma empresa então, falamos em um fluxo de informações intenso. Controlar processos de diversas unidades empresariais demanda tempo e uma maior assertividade nas ações por parte dos gestores.

Para tanto, alguns desafios devem ser levados em conta para que a empresa consiga expandir, sem perder o controle de seus processos. No universo das empresas de transporte, assegurar os procedimentos em suas operações e manter a qualidade de seus serviços, é fundamental para a eficiência organizacional e competitividade no mercado.

Ainda que algumas empresas resistam na hora de adotar sistemas integrados de gestão, uma pesquisa da FGV  aponta que investir pelo menos 1% de sua receita em tecnologia, pode demonstrar um acréscimo de até 7% em seu lucro. Os dados mostram que o controle das operações nas empresas com o aporte da tecnologia, representa também, um ganho de receita. Analisaremos a seguir algumas possibilidades que a tecnologia nos oferece para o controle de filiais.

Como unificar o controle de filiais?

Diante das necessidades nas mais diferentes áreas de uma empresa de transporte, podendo ser elas: logística, operacional, financeira, fiscal, comercial e administrativa, torna-se necessário um alinhamento das informações na hora da tomada de decisão gerencial. Para isto, contamos hoje com a tecnologia como grande aliada neste processo de centralização pela matriz, gerando o estreitamento da relação entre as unidades empresariais e melhor controle das filiais.

Uma das maiores dificuldades quando falamos em controle de filiais está em compreender as particularidades de cada uma das unidades. A necessidade de estar em conformidade com as leis nas empresas do setor de transporte, a emissão de diversos documentos, fiscalização dos órgãos pertinentes e o controle de operações de carga, requerem seriedade e padronização nos processos. A distância da realidade dos processos nestas filiais pode acarretar em um conhecimento insuficiente sobre as operações desenvolvidas. Os softwares disponíveis para gestão de empresas de transporte então podem ser uma ferramenta essencial na hora de realizar o controle das filiais.

Softwares de gestão reúnem em um só local todas as informações para o controle de filiais, de forma clara e segura. Uma vez apuradas todas as informações, o sistema de gestão representa uma redução de erros, tanto para o administrador, quanto para cada departamento da empresa.

Investimento em gestão automatizada, quais as vantagens?

Concentrar dados, padronização de processos e de documentação, controle de operações e relatórios detalhados são apenas alguns dos benefícios que um software de gestão pode trazer para o controle de filiais. Listaremos abaixo mais algumas vantagens:

Suporte na tomada de decisões

Como falado anteriormente, o fluxo intenso de informação das filiais e suas particularidades operacionais, são um desafio para o gestor. O software de gestão confere às análises de desempenho, uma base de dados confiável e em tempo real, aumentando a objetividade das ações da empresa.

Assertividade nas operações

As atividades e documentos que antes eram feitos de forma manual, através do uso do software, passam a contar com padronização segundo as informações disponibilizadas no sistema. Desta forma, reduzem-se as incidências de falha na hora da execução das tarefas.

Produtividade

com a automatização através do sistema de gestão, as atividades podem ser realizadas pelos responsáveis de forma mais rápida e segura. Com mais tempo para se dedicar a outras tarefas, se torna mais frequente a análise dos processos e proposição de melhorias para os fluxos de operação da empresa.

Avaliação precisa de cada filial

Com a disponibilidade de dados e indicadores comuns a todas as filiais, o gestor pode realizar análises de forma a comparar o que cada filial está de fato alcançando em suas atividades. Esta comparação ajuda a sugerir melhorias baseadas nas atividades de outras unidades.

Maior controle dos custos das filiais

Com um sistema integrado de gestão têm-se a oportunidade de avaliar os custos reais que a frota está apresentando. Pode-se controlar eficiência e calcular variáveis com relação à consumo de combustível, desgaste dos veículos, emprego de pessoal nas atividades, entre outros…

Melhoria na comunicação

Ponto chave de qualquer relação empresarial, a comunicação através de um sistema integrado de gestão confere um direcionamento de ações mais conscientes da cultura da corporação e de suas estratégias.

Manter o controle das filiais é de suma importância para qualquer empresa. A adoção de um sistema de gestão para tanto, representa um grande passo na escalada para a expansão dentro das empresas.

Quer ter o controle de todas as suas filiais em um único sistema? Entre em contato com a gente! Clique aqui e agende uma demonstração.