Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Como manter o fluxo de caixa da sua empresa positivo?

Antes de iniciar a nossa conversa sobre como melhorar o seu fluxo de caixa é necessário entender a importância desta função para a sua empresa. É através dele que você movimenta a entrada e a saída de dinheiro do seu negócio, por isso quanto mais atenção você der a este ponto, melhor irá gerenciar os seus recursos.

Se você é empresário, gestor ou trabalha diretamente na área financeira de uma empresa sabe que atrair novos clientes pode ser uma boa forma de trazer dinheiro para o negócio, mas em época de grandes desafios novas práticas de economia e controle precisam ser adotadas com a finalidade de manter seu negócio lucrativo.

É aí que entra a importância da gestão do seu fluxo de caixa. Por isso, fique de olho nas dicas que separamos para te ajudar no seu dia a dia:

  • Crie um controle das suas receitas e despesas

Empresas que não sabem exatamente os valores das despesas e receitas podem contrair novas dívidas e ter problemas na hora da quitação. Por isso, o ideal é controlar em um software que tenha como opção realizar o fluxo de caixa de maneira automática.

É importante ficar de olho nas datas para a entrada e a saída de capital, assim você consegue evitar que, ao pagar um determinado fornecedor à vista e vender à prazo para algum cliente, por exemplo, seu caixa não fique sem saldo.

  • Respeite a sua capacidade financeira

A aquisição de ativos, adequação tecnológica, novas contratações são custos que garantem a sobrevivência das empresas. Mas todos estes gastos precisam ser estrategicamente planejados. O ideal é cortar gastos desnecessários e investir em algo que efetivamente seja importante para os resultados almejados pela empresa.

  • Tenha controle do seu estoque

Negocie os itens que não estão sendo utilizados no seu estoque. Um produto parado é um investimento mal aproveitado, menor capital de giro para realizar novas negociações. Saiba mais como manter o estoque da sua empresa em dia

  • Adquira um software para gestão

Existem muitas empresas que utilizam as famosas planilhas para administrar o fluxo de caixa. E dependendo do porte, até pode dar certo. Mas se você tem um grande volume de informações ou está se estruturando para ampliar o seu negócio, precisa rever esta prática e adotar um software que auxilie nesta tarefa.

Se depois de todas essas dicas você quiser adotar um sistema para otimizar seu dia a dia e ainda ter o controle total das finanças da sua empresa, não deixe de conhecer os benefícios do Módulo Financeiro.