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Como aumentar a receita da pequena ou média empresa de transporte

Quando o empresário pensa em aumentar a receita da pequena ou média empresa de transporte, logo vem à cabeça conquistar mais clientes. Porém, há ainda muitas outras estratégias além de aumentar as vendas. Ainda mais levando em conta o porte do negócio, já que nem sempre a empresa está preparada operacionalmente para receber demandas maiores.

Separamos dicas importantes para te ajudar a encontrar o melhor caminho para aumentar a rentabilidade da pequena ou média empresa de transporte. Com elas, você poderá  montar um plano de ação para elevar o lucro da sua empresa e conseguir melhores resultados! Confira:

 

Lembre-se: O cliente é a alma do negócio

É inevitável pensar que investir em promoções ou publicidade pode ser um bom plano para ampliar a cartela de clientes. Afinal, garantir mais compradores é sempre uma boa maneira de gerar lucro.

No entanto, mais importante que trazer novos clientes, é manter os antigos. Ainda mais hoje, em que a ampla oferta de produtos e serviços facilmente encontrados na internet. O aumento da concorrência faz com que seja ainda mais difícil o trabalho de fidelização. Isso porque qualquer erro pode afastar o cliente. Para isso não acontecer, existem alguns truques:

 

Truques para aumentar a eficiência

• Conheça os seus clientes: Você pode até conquistar pessoas atraídas por promoções ou indicações. Mas, sem conhecer a fundo o que eles precisam, fica quase impossível segurá-los em sua empresa de transporte. Faça pesquisas ou converse com os clientes para entender qual é a expectativa deles quanto ao serviço oferecido por sua empresa. Estreite o relacionamento!

Pós-vendas nota 10: O empresário deve se preocupar com o feedback dado por seus usuários após o serviço prestado. Ocorreu tudo bem com o transporte? O que precisa melhorar? Sugestões e criticas são o melhor termômetro para medir o desempenho e traçar estratégias de otimização.

Invista em estratégias de marketing: Não há dúvidas de que as redes sociais são ótimas ferramentas para conectar pessoas e negócios. Com elas, é possível divulgar seus serviços, promoções ou novidades. Porém, se o serviço não estiver bom, pode ser um tiro no pé, pois podem receber criticas dos clientes. A dica é ficar antenado e ter um bom SAC para responder a tudo aquilo que é publicado pelos seguidores da empresa.

• Mantenha o desempenho: Não adianta nada conseguir novos clientes se a sua empresa de transporte não está apta para atendê-los com qualidade. Verifique a capacidade da sua empresa antes de prometer os serviços para os novos clientes.

Mantenha o saldo da empresa de transporte positivo

Trazer mais dinheiro ao caixa não é tão relevante quando não há um bom controle dos gastos. Aprimorar o fluxo do caixa é a maneira mais eficaz de aumentar a receita da pequena ou média empresa de transporte. Afinal, quando menos se gasta, mais se tem.

Para isso, uma boa dica é analisar os custos gerados em sua empresa de transporte. O controle de todas as entradas e saídas é fundamental para o bom andamento da empresa.

Assim, com esses dados em mãos, fica bem mais fácil para o gestor tomar decisões, prever tudo o que é possível cortar e descobrir escapes desnecessários. E até saldos parados que podem servir para um bom investimento.

Eduque os funcionários para que ajudem na redução de custos, como os de itens de papelaria ou energia elétrica. É importante deixar claro para a equipe os motivos dessa redução do custo. Explicar que esse dinheiro economizado vai para melhorias e investimentos na empresa evita que fiquem desmotivados.

Escolha bem os fornecedores. Parece uma dica simples, mas negociar com os parceiros pode gerar uma boa economia para a empresa. Com ela, você pode oferecer um custo menor para os clientes, ou investir em alguma melhoria para a empresa de transporte.

Invista em Software de gestão Especialista no Transporte

Investir em tecnologia para a gestão da sua empresa de transporte pode significar o aumento da sua receita. A empresa de consultoria norte americana Alberdeen Research divulgou recentemente dados que comprovam que as companhias que utilizam um software de gestão (ERP) se tornam 73% mais produtivas que as demais, apresentando até 18% de redução nos custos operacionais e de diminuição de 16% nos administrativos.

A fim de atender as empresa de transporte de pequeno e médio porte, a Praxio oferece, entre suas soluções, o ERP para transporte rodoviário de passageiros, desenvolvido sob medida para oferecer às empresa de transporte maior agilidade para os processos internos. Conta com uma equipe de atendimento especializada em tecnologia no segmento de transporte, bem como recursos no sistema colaboram no desenvolvimento do seu planejamento estratégico.

Um sistema de gestão ERP especialista no transporte rodoviário permite a automatização e o gerenciamento assertivo de:

• Escala de motoristas, veículos e cobradores;

• Soltura e Recolhe;

• Arrecadação e estatísticas;

• Gestão integrada com a bilhetagem;

• Terminal de consulta.

Com isso, a empresa de transporte de pequeno ou médio porte também pode trazer tecnologia para seu negócio e otimizar todas as etapas da sua operação de forma integrada. Com processos mais produtivos com menos custos, a expectativa é o aumento da receita do negócio.