Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Como trabalhar para aumentar o lucro das transportadoras

Confira as medidas que você pode adotar antes de repassar o custo para o cliente final

Todo empresário quer (e precisa) ganhar mais dinheiro. Para os transportadores, isso é especialmente importante, visto que o negócio conta com constantes aumentos de insumos e serviços que garantem a operação. Portanto, aumentar o lucro das transportadoras é fundamental para garantir a sustentabilidade da empresa no longo prazo.

Fazer com que o seu negócio seja mais rentável envolve a procura de formas para aumentar a receita, mas também diminuir seus custos. Neste artigo, mostraremos algumas estratégias que podem ajudar a reduzir os custos da frota e aumentar a margem de lucro das transportadoras. Acompanhe!

Leia em: Redução dos custos da frota: veja como o controle financeiro pode ajudar!

Gestão de estoque é fundamental para aumentar o lucro das transportadoras

O controle de estoque é uma das melhores maneiras para otimizar o uso dos recursos de seu negócio e melhorar o fluxo de caixa. Isso significa menos dinheiro parado e menos perdas devido ao estoque descontinuado.

Assim, o ideal é ter sempre um estoque com itens com bom giro, que não fiquem parados – ao mesmo tempo em que se garanta que aqueles com alto giro não faltem e prejudiquem a sua operação e a sua lucratividade.

Entretanto, manter estoque suficiente para atender à demanda da transportadora é um desafio. Você precisa de itens suficientes para atenderem à demanda do cliente, mas não tanto estoque para que esse item não consuma os seus lucros.

A consulta ao histórico de sua operação e a avaliação da sazonalidade do negócio, armazenadas em um sistema gerencial, podem ser usadas para prever pontos de pedidos e garantir que uma nova ordem de compra seja feita no timing e na quantidade adequada.

No entanto, uma certa quantidade de estoque dos itens com alto giro precisará ser mantida para cumprir ordens inesperadas e garantir que você não perca oportunidades de negócio e, por consequência, a chance de aumentar os lucros.

Leia mais: Como evitar perdas no processo de compras

Fidelização de clientes

Novos clientes podem ajudar a expandir a capilaridade e o lucro das transportadoras. Entretanto, esse, às vezes, pode ser a estratégia mais cara para gerar essa receita adicional. Em média, pode custar oito vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual.

Por isso, manter um programa de retenção efetiva de clientes oferece a capacidade de identificar, rastrear e vender mais para esses clientes que são mais propensos a se tornarem suas fontes de receita no longo prazo.

Softwares do tipo CRM podem ajudar a conhecer melhor seus clientes, oferendo históricos de vendas, dados sobre quem eles são, onde estão, como foi realizada a negociação e como foi a experiência de compra. É importante salientar que um software de CRM não gerencia a retenção de clientes por si só, mas ele irá fornecer-lhe dados para gerenciar as atividades em torno do relacionamento com o cliente, facilitando que gargalos em sua operação sejam identificados e nenhum orçamento ou atendimento deixe de ser efetivado, o que, rapidamente, ajudará a melhorar a sua lucratividade.

Uso de softwares gerenciais

Investir em sistemas gerenciais é uma parte essencial do crescimento de qualquer negócio, mas muitos empresários tendem a escolher o software mais barato para economizar dinheiro. Um bom programa de gestão, especializado no segmento de transporte, é um investimento que se paga no curto e médio prazo, pois ele ajuda a organizar a sua operação, automatizar atividades (otimizando o tempo de sua equipe, que poderá prospectar mais clientes), integrar informações e, rapidamente, reduzir custos e desperdícios.

No mundo competitivo e mutável atual, a informação é o poder para qualquer tipo de negócio, inclusive no setor de transportes. Um bom software gerencial permite acessar rapidamente informações que podem ajudar a fechar vendas, encontrar oportunidades de economia e aumentar o lucro das transportadoras.

Leia mais: Conheça os 3 melhores softwares para transportadoras

É o caso do Globus, que permite eliminar o retrabalho nas suas operações, possibilita a integração de informações de vários departamentos e, principalmente, ajuda a reduzir o custo de sua transportadora.

Agora, se você já utiliza de algum software gerencial, considere a possibilidade de mudar para outro programa ou fornecedor. Essa etapa poderia gerar economia significativa, se você nunca parou para avaliar se as soluções que você está usando são realmente efetivas e oferecem o melhor custo-benefício para a sua empresa.

E então, gostou das dicas para aumentar o lucro das transportadoras? Ficou interessado em softwares de gestão para melhorar os resultados de seu negócio? Então, veja como o Software Globus pode ajudar! Clique aqui e agende uma demonstração com um dos nossos consultores!