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Como aumentar as vendas: 5 estratégias para a empresa de transporte

Vender é a prioridade de qualquer empresa, mas também o seu maior desafio. Ocorre o mesmo para aumentar as vendas na transportadora. É preciso pensar em táticas para se destacar da concorrência, fugir da guerra de preços e conquistar a retenção de clientes. Isso tudo sem perder a qualidade do serviço.

Alavancar vendas é determinante para trazer dinheiro ao negócio, gerar caixa e investir em sua sobrevivência. Mais que isso: vender bem significa gerar lucro. Afinal, não basta conseguir clientes apenas o suficiente para manter as operações. É preciso ir além.

Em contrapartida, o setor do transporte rodoviário de passageiros é caracterizado por sua crescente competitividade no mercado. Que impulsiona sua modernização constante – associada ao nível de exigência dos consumidores, bem como das requisições legislativas dos órgãos relativos à operação.

Mas afinal, diante de tudo isso, como fazer para atrair mais clientes e gerar receita? Abaixo, você confere algumas ideias para aumentar as vendas na transportadora aliando criatividade e tecnologia.

 

Gerencie os custos da operação da transportadora

Pode até parecer um discurso óbvio, porém, um dos principais deslizes é não dar a atenção necessária ao controle de custos, tendo em vista que as transportadoras possuem custos fixos e variáveis para realizar suas operações.

Sem uma gestão eficiente de recursos, que identifica gastos desnecessários (incluindo mão de obra) e investe no que gera maior produtividade, o planejamento da transportadora pode ser comprometido.

Portanto, é preciso fazer um balanço de todas as despesas. Bem como realizar a análise do fluxo de caixa, que permitirá ao gestor ver todas as movimentações financeiras executadas pela empresa.

Identificando os custos, é possível perceber os principais gaps da operação e solucioná-los. Dê atenção especial ao que diz respeito aos procedimentos operacionais das rodoviárias, como controle de motoristas e plantonistas – e procedimentos da própria frota, como garagem e manutenção.

A integração entre os departamentos também é um fator importante. Verifique se as informações de venda chegam rapidamente aos setores responsáveis, como é feita essa importação e quanto tempo ela dura. Também verifique a relação entre matriz e suas filiais, se tiver.

 

e-book para controle de custos da transportadora

 

Como aumentar as vendas com marketing digital

Quem já ouviu a frase: “quem não é visto, não é lembrado”? Essa é uma das máximas quando se fala em vendas, pois é preciso ser conhecido (e reconhecido!) no mercado. Não basta que as pessoas saibam que a sua empresa existe. É preciso que elas entendam o seu negócio e lembrem de você quando necessário.

Mas, essencialmente, que a encontrem quando pesquisam sobre ela. É por isso que um dos passos para aumentar as vendas na transportadora é recorrer ao marketing digital. Como fazer isso? Ter um bom site e compartilhar conteúdo relevante para o segmento nas redes sociais já é um bom começo. Afinal, atualmente, a internet é o principal meio de pesquisa de boa parte da população.

Para investir em sua presença digital, aposte em mídias sociais como o Facebook e o Instagram. Ter um blog dentro do seu site também é importante para ganhar relevância para sua página, compartilhando informações importantes sobre seu segmento.

 

Use a tecnologia

Você já organizou financeiramente a transportadora, e também já divulgou seu trabalho. Agora, é a hora de olhar para o que pode ser feito para otimizar seu serviço. Afinal, não adianta estar com as planilhas em dia e anunciar um trabalho que não segue as principais tendências do setor. Que, competitivamente, está atrás de seus concorrentes.

E a melhor forma de atualizar sua empresa neste sentido é com a tecnologia. Hoje, existem sistemas de gestão especialistas em diversos segmentos, para empresas dos mais diferentes tamanhos.

Para o transporte rodoviário de passageiros, por exemplo, uma boa opção para aumentar as vendas na transportadora é a plataforma de gestão da venda de passagens.

Ela permite a gestão em diversos formatos, e amplia os canais de venda da transportadora para locais em que há demanda, mas não há tecnologia disponível para vender. Assim acontece com a venda embarcada. Ela possibilita a comercialização de passagens dentro do próprio ônibus.

Com isso, o motorista vende a passagem por meio de uma máquina portátil. Isso significa que cada assento da frota pode ser aproveitado. Ainda que a passagem não tenha sido comercializada em agências convencionais.

Outra modalidade é a venda em locais em que não há agência ou estruturas maiores. Em um ponto comercial, a máquina portátil é utilizada para gerar a passagem. Formato ideal para venda em locais com pouco volume, abrangendo pessoas que vivem em locais mais afastados, mas têm interesse em comprar.

Além disso, com um sistema de retaguarda, é possível coletar informações em tempo real, que proporcionam maior controle da operação e auxiliam na tomada de decisões assertivas para o negócio.

Um sistema de gestão focado apenas na venda de passagens otimiza diversos pontos da operação e garante maior rentabilidade à transportadora.

 

O atendimento conta?

E como! Uma das principais métricas para avaliar a qualidade do serviço é o atendimento. Trata-se do contato mais próximo da empresa com o cliente. Portanto, torna-se o reflexo do que a sua empresa representa.

Uma experiência negativa não só faz com que o cliente evite sua empresa, como também, com o famoso “boca a boca”, pode prejudicar a sua imagem para possíveis novos clientes.

Garantir o treinamento adequado da equipe, com percepções de missão, visão e valores da empresa definidas, é essencial para obter sucesso neste sentido. Além disso, ter vários pontos de atendimento é outro diferencial para as empresas do transporte por ônibus.

As opções vão além do já conhecido SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) via telefone. Atualmente, a internet é muito utilizada para este fim, com atendimento via e-mail ou mesmo chat online no site da transportadora.

 

Por último…

Mas não menos importante: estude sua concorrência. Algo comumente deixado de lado ao montar estratégias de venda é saber o que seus concorrentes estão fazendo.

Mais que olhar para dentro e mexer em processos internos, é preciso saber como o mercado está se comportando em seu segmento. E como seus concorrentes estão lidando com ele. Aprender com os erros dos concorrentes e identificar os acertos pode ser a chave para sua transportadora se destacar.