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Caso de sucesso Praxio: Auto Omnibus Circullare

Em meio às novas discussões sobre o eSocial, a Auto Omnibus Circullare (Poços de Caldas) conta seu caso de sucesso com tecnologia ERP da Praxio e compartilha expectativas para o futuro. 

 

O que você vai aprender neste case?

Para compreender esse caso de sucesso, primeiro é preciso falar sobre o eSocial. Quando o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas foi instituído (em 2018), as empresas tiveram que se adaptar ao novo sistema. Afinal, ele é o canal unificado para declaração de informações contábeis ao Governo.

Sua implementação não foi tarefa fácil. Apesar de o Governo ter instituído datas específicas para que a adequação acontecesse gradualmente, a transição exigiu a declaração de todos os funcionários que já trabalham nas empresas, como também das novas contratações.

As empresas de transporte não ficaram de fora. Independente do tamanho, todas as empresas tiveram que se adequar às novas normas, respeitando o prazo para cada porte. Assim começa a história de sucesso da Auto Omnibus Circullare (Poços de Caldas).

Isso porque, mesmo com as dificuldades encontradas por todas as empresas, a Auto Omnibus Circullare tornou a transição mais uma de suas conquistas.

 

Sobre a Auto Omnibus Circullare (Poços de Caldas):

A história da Circullare se inicia quando Poços de Caldas ainda era uma estância bucólica e pacata com pouco mais de 25 mil habitantes. Em 2019, a empresa completa 70 anos de história. E os números comprovam seu compromisso com o desenvolvimento do município.

São aproximadamente 750 mil quilômetros percorridos mensalmente. Os trajetos cobrem a cidade em sua totalidade. Conta com mais de 1.000 horários por dia nas linhas urbanas, como também de fretamento e turismo.

 

Abaixo, você vê o resultado da entrevista realizada com Walter Franco, gestor de TI da Auto Omnibus Circullare (Poços de Caldas):

 

Desafios:

• Quando o governo anunciou o eSocial, o que vocês fizeram para se preparar?

A primeira coisa que fizemos, como ocorre com qualquer alteração da legislação, foi nos inteirarmos sobre o eSocial. Acima de tudo, precisávamos saber como ele iria afetar a empresa como um todo. Desde a questão da lei em si, quanto aos aspectos relacionados aos funcionários e o nosso sistema da Folha de Pagamento.

Fizemos treinamentos específicos relacionados ao eSocial junto às empresas que se especializaram nesta questão. Buscamos entender se a tecnologia da Praxio e os recursos do ERP Passageiros estavam em conformidade com as novas obrigações do governo, nos trazendo os resultados necessários.

 

• Qual a maior dificuldade que a empresa enfrentou e como a Praxio ajudou a solucionar?

A maior dificuldade foi a normalização de cadastros. Não apenas as buscas de dados de funcionários antigos, como também os ajustes para que os processos ficassem alinhados com as obrigações que estavam surgindo.

A Praxio, por meio de atualizações, correções e parametrizações do sistema, tornou possível que todas estas questões básicas estivessem prontas para iniciar a comunicação dos dados lançados no sistema do eSocial.

 

• E em relação aos treinamentos? Como foi (ou tem sido) o apoio da Praxio?

Participamos de vários treinamentos. Eles aconteceram tanto na Auto Omnibus Circullare, com a presença de analistas da Praxio, quanto na unidade de São Paulo da própria Praxio.

Além do apoio presencial, a Praxio também disponibilizou muito conteúdo online. Tivemos acesso a uma série de cursos EAD e  Webinares. Esse tipo de material se mostrou uma ótima ferramenta de aprendizado, com baixo custo e alta absorção de conteúdo.

Foi possível deslocar toda a equipe de RH e Departamento Pessoal, além da equipe de T.I. para apoio local aos operadores do Sistema.

 

Mudanças previstas

• Considerando essas questões de mudança do eSocial que o governo está apontando, quais as preocupações da Circullare a esse respeito?

As dúvidas em relação ao que realmente será feito é comum a qualquer um. Estamos acompanhando as notícias e informações emitidas pelos órgãos responsáveis, além da mídia como um todo. Assim, para podermos tomar ações voltadas a manter o bom trabalho que temos executado.

Hoje, o eSocial está totalmente presente do dia a dia do nosso trabalho. Afinal, todas as ações obrigatórias estão sendo plenamente atendidas. Somente após a definição da modernização do sistema atual (prevista para 2020) é que poderemos reajustar nossas ações nos setores envolvidos.

Da mesma forma que fizemos para a implementação do eSocial, contamos com a Praxio. A fim de manter o sistema sempre ajustado ao que é necessário para o bom funcionamento dos processos relacionados ao eSocial.

 

Resultados

• Como você avalia nossa parceria para esta questão em especial?

A Praxio tem dado todo apoio necessário e nos orientado em como proceder em diversas situações. Mesmo quando se fala em dificuldades ou mesmo falhas e erros inevitáveis. Sempre buscando soluções rápidas, efetivas e seguras para o cumprimento das novas obrigações surgidas pelo eSocial.

Esta parceria é de grande importância, visto que a soma dos conhecimentos faz com que o resultado seja ainda melhor. Agora, o eSocial é um caso de sucesso na empresa. Todas as tabelas obrigatórias já estão entregues e os processos mensais ocorrem normalmente. Além disso, mesmo quando ocorrem algumas críticas, o atendimento do suporte técnico é imediato. E, quando não corrigido, é apresentado uma expectativa de correção.