Pular para o conteúdo

Conteúdo

Blog

Últimas Notícias

Cargas frágeis: quais cuidados você deve ter no transporte?

Processos logísticos e transporte de mercadorias envolvem diversos cuidados por parte de seus operadores e controle nas suas operações, de maneira a entregar da melhor forma aquilo que o cliente está procurando. A excelência nas operações logísticas de uma empresa começa no conhecimento das características de sua carga, bem como na escolha do serviço que será oferecido. Uma carga quando bem armazenada e transportada, garante que o cliente saiba visualizar a qualidade dos serviços da transportadora.

Dentro da movimentação de cargas frágeis, isso se torna ainda mais importante já que a devido a sua vulnerabilidade, o cliente esteja buscando também confiança no serviço que está contratando.

Caracterização de Cargas Frágeis

Todas as cargas possuem uma natureza de classificação segundo suas características. Carga frágil pode qualificar qualquer objeto que possa ser facilmente danificado, não necessariamente se tratando somente de objetos pequenos. Alguns exemplos de cargas frágeis: vidro, espelho, antiguidades, cerâmica, dispositivos eletrônicos e científicos, máquinas fotográficas e até mesmo turbinas de aeronaves e outras peças maiores.

Importante atentarmos que quando classificadas como cargas frágeis, as mercadorias devem estar devidamente identificadas como tal em sua embalagem. Isto deve representar o primeiro passo da adoção de processos seguros para cargas frágeis.

Separamos algumas dicas simples e acessíveis, que podem garantir que sua empresa ofereça excelência no transporte de cargas frágeis.

Embalagem de transporte

As caixas de papelão comumente utilizadas no transporte de cargas podem não ser a melhor opção no caso das cargas frágeis. A embalagem ideal deve apresentar segurança e rigidez para absorver e proteger a carga de possíveis impactos durante o transporte. A paletização ou acondicionamento de cargas frágeis, deve ser feito de maneira a não haver folga dentro destas embalagens, o plástico bolha nessas horas pode ser uma boa opção para garantir que isso não aconteça.

A escolha da embalagem pode ser feita tanto pela transportadora quanto pelo cliente, no caso do cliente optar pela embalagem, a transportadora deve estar sempre atenta a orientar a melhor maneira e material para o acondicionamento da carga.

Opte por embalagens internas individuais

Para uma maior proteção das peças que estão sendo transportadas, é interessante também que se faça uma proteção individual para cada item, antes de acondicionar na embalagem de transporte. Essa embalagem interna pode ser feita com separadores feitos de papelão, isopor ou outros materiais. Para produtos maiores, existem soluções específicas para minimizar impacto, como almofadas amortecedoras.

Cargas frágeis sempre em cima

Quando transportadas com outras mercadorias que não são vulneráveis, devemos sempre estar atentos a acondicionar estas cargas frágeis em cima de cargas mais pesadas. Mesmo que as cargas frágeis estejam bem acondicionadas, as cargas mais pesadas representam também mais força de impacto durante o transporte. Ainda, quando uma parte da carga for removida antes de sua totalidade, devemos reorganizar a disposição das caixas para que não fiquem lacunas sem preenchimento.

Umidade e água na carga

Cargas que percorrem longas distâncias, acabam por sofrer com a mudança de temperatura de um local a outro. Isso pode causar aquilo que se chama no transporte de cargas de “suor da carga”, ou seja, o ar cristaliza dentro das embalagens e acaba por formar umidade, podendo prejudicar as embalagens e comprometendo a carga.

Quando identificada uma rota que possivelmente apresente essa oscilação de temperatura, é interessante providenciar soluções que absorvam esta umidade, evitando a deformação das embalagens.

Esteja atento para as condições da frota 

Sempre devemos estar atentos as condições e manutenção da frota que utilizamos para o transporte de cargas, porém no caso de cargas frágeis isto se torna especialmente importante. Para proteger a carga de impactos devido ás condições da frota, sempre opte por caminhões que tenham amortecedores e suspensão a ar.

O transporte de cargas é uma atividade que requer análise detalhada de cada etapa de suas operações, para que se possa oferecer o serviço adequado as diferentes necessidades do cliente. No caso do transporte de cargas frágeis isso não é uma exceção, cada carga terá suas particularidades e demandará tratamentos diferentes durante seu transporte.

Leia mais: Manutenção preventiva, preditiva e corretiva: qual a melhor opção? 

Quer fazer um melhor controle no transporte de cargas frágeis? A BgmRodotec oferta para o mercado de transportes, soluções tecnológicas que visam controlar e gerenciar todos as etapas de transporte de cargas. Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita com um dos nossos consultores.