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As 4 tendências para o futuro da logística

A evolução do sistema logístico é incontestável no mercado. O setor é um dos que tem o crescimento mais rápido por ano, gerando números surpreendentes. Apenas em carga rodoviária, o Brasil registrou a movimentação de R$ 2,8 trilhões em 2018. Para o futuro da logística, as tendências não são menos otimistas.

De acordo com a 10ª Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 68,7% das empresas do segmento projetam aumento da receita bruta. Outros 68,3% esperam reduzir a ociosidade nas operações nos próximos meses.

As novas demandas exigem dos CEOs adaptação às soluções tecnológicas. Isso porque a otimização de processos está redefinindo o mercado. Hoje, os gerentes se concentram mais em como melhorar suas operações do que com técnicas de gestão obsoletas. Eles perceberam o valor que os resultados de performance oferecem às empresas.

 

Novas estratégias

Embora o sucesso de uma transportadora também possa ser mensurado pelo tamanho de sua frota, sabemos que existem muitas outras variáveis que determinam o desempenho de uma companhia.  Afinal, quantidade não significa qualidade, principalmente se pensarmos em novos comportamentos de consumo. Experiência é a palavra de ordem, e o foco no cliente é fundamental.

Como resultado, a otimização das operações substitui a aquisição de novos veículos. Isso garante às transportadoras um crescimento vertical, em busca dos melhores resultados, em vez do horizontal, de ampliação da frota. O aumento dos custos produtivos corrobora para essa tendência. O foco na eficiência dos processos economiza recursos e mão de obra.

Na prática, isso significa investimento em ferramentas tecnológicas. Controle operacional, análise de dados, monitoramento de veículos, elaboração de rotas e rastreamento veicular auxiliam na gestão produtiva.

Sobre este cenário, sinalizamos as 4 principais demandas para o futuro da logística: BI, IoT, sustentabilidade e atendimento.

 

BI                                                                        

A ferramenta que oferece suporte à tomada de decisões não é novidade para os CEOs, mas é cada vez mais relevante para as empresas. Principalmente aquelas que disputam em um mercado tão acirrado quanto o setor de transportes.

Um software de Business Intelligence de logística é capaz de gerar dados para análise de informação sobre as operações. A partir dele, é possível descobrir vantagens para o negócio. Bem como identificar o que é preciso ser aprimorado.

É por meio dessa tecnologia que as transportadoras têm controle total da operação. Elas podem estabelecer parâmetros de qualidade para monitoramento do progresso, realizar comparações por períodos e entender a mecânica do negócio.

Empresas de logística saudáveis possuem ampla visão sobre suas atividades. Otimizam estruturas e recursos fundamentados em sólida base de dados.

 

IoT

Ou Internet das Coisas, é a conexão digital de objetos com a internet. No setor de transporte e logística, a automação de processos é a principal inovação. Caminhões autônomos, monitoramento de veículos e rastreador de encomendas em tempo real viabilizam operações seguras e eficientes

Tecnologias TMS e ERP auxiliam o crescimento das empresas ao permitir a otimização das rotas, evitando congestionamentos e problemas no trajeto. Além disso, garante a agilidade no processamento e envio de informações entre departamentos. Gargalos burocráticos desaparecem com o uso desses softwares. Tudo fica em cargo de robôs digitais.

 

Sustentabilidade

Junto às soluções de IoT está logística sustentável. Dados como consumo de combustível, situação dos pneus, entre outras informações do caminhão, são extraídas e repassadas rapidamente. A agilidade viabiliza consistência nas operações, além da redução de custos e parâmetro de qualidade para análise de BI.

Isso não só traz economia para a empresa, como reduz a demanda de recursos e, portanto, garante responsabilidade ambiental à empresa.

 

Atendimento

Finalmente, a qualidade dos processos, que influencia na satisfação dos clientes. Muitas transportadoras descuidam desta etapa da operação e perdem a fidelização, estágio importante se considerarmos a concorrência do segmento.

Clientes insatisfeitos tendem a espantar a demanda do negócio. Mais que uma entrega em perfeita ordem, é preciso estar à disposição.

O atendimento torna-se, portanto, um instrumento de venda. Suporte ao cliente e cuidado para evitar casos de produtos extraviados ou itens quebrados são as prioridades para transporte de carga.

O cuidado com remessas frágeis, perecíveis ou sensíveis à temperatura requerem do mercado logístico otimizações com embalagem e armazenamento. Sistemas WMS, de inteligência para gerenciamento de armazém, são essenciais para o futuro das transportadoras.

 

Conclusão

Muitos CEOs esperam que novos ciclos tragam consigo as melhorias necessárias para seus negócios, sobretudo financeiramente. No entanto, se a empresa não possui estratégias para tanto, terá os mesmos resultados de sempre.

Mudanças tecnológicas podem impulsionar a operação de transporte. Sobretudo, sistemas de gestão eficientes podem transformar processos e preparar as empresas para o futuro da logística, que prevê trabalhos automatizados, análise de dados e foco no meio ambiente e na experiência do cliente.