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7 dicas para a aumentar a rentabilidade no transporte

Não existe uma fórmula certa para aumentar a rentabilidade de uma empresa. Afinal, cada negócio é um universo particular e único, e precisa ser analisado de forma independente para pensar nas saídas adequadas que se encaixem no ramo atuante. Porém, existem algumas medidas certeiras para ajudar a aumentar a renda da empresa, mesmo no ramo do transporte.

Caso a sua empresa seja deste segmento, você sabe que está cada vez mais difícil aumentar os níveis de serviço, de tal forma que impacte positivamente na produtividade e, por conseguinte, aumente a rentabilidade da transportadora. A seguir, reunimos algumas dicas para ajudar a aumentar o lucro de maneira assertiva.

 

  1. Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o ponto mais importante da economia da empresa, seja ela de que ramo for. E por isso é importante analisar tudo o que entrou e saiu dentro da planilha de gastos de um determinado período. Para ter um fluxo de caixa positivo, que consiga aumentar a rentabilidade da transportadora, é preciso levar em conta todo o dinheiro que entra e sai dentro da empresa.

Para que essa conta seja o mais fiel possível da realidade da empresa tanto os gastos fixos como as variáveis devem ser considerados e anotados. Lembre-se de calcular todas as saídas financeiras, desde o pagamento dos funcionários até o custo com multas e pedágios.

 

  1. Reduza os custos

Uma maneira de aumentar a rentabilidade da transportadora é cortar alguns gastos. Com a redução dos custos desnecessários da empresa, a margem de lucro aumenta. Outro benefício de diminuir os custos, é que é possível baratear o serviço oferecido. Que é uma boa estratégia para aumentar o número de clientes e garantir dessa maneira maior rentabilidade para a sua transportadora.

Após essa análise, é possível ver por onde sai o dinheiro, e dessa maneira negociar valores e prazos com fornecedores ou até mesmo considerar a terceirização de serviços.

Afinal, em uma transportadora, existem os custos ocultos, que provém de atrasos, ineficiência de sistemas e até de uma má gestão. E as despesas visíveis, aquelas gastas com transporte, infraestrutura, pessoal, entre outros. Todos os valores devem ser analisados com atenção para garantir maior eficiência e evitar gastos desnecessários.

 

e-book para controle de custos da transportadora

 

  1. Aumente a produtividade

Para quem procura aumentar a rentabilidade da sua transportadora, uma das dicas mais eficaz é aumentar a produtividade dos funcionários. Uma maneira de impactar os resultados positivamente é por meio da Gestão de Pessoas. Capacitar os funcionários, garantir um bom ambiente de trabalho e motivar e recompensar seus colaboradores são algumas das medidas que ajudam a aumentar a produtividade dos funcionários.

 

  1. Contrate um Software de Gestão

Um bom sistema de gestão é capaz de transformar positivamente a rentabilidade da transportadora.  Com a utilização de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP), é possível fazer a gestão completa de todas as informações de maneira integrada. Isso otimiza os processos de todos os setores da empresa.

As Soluções Praxio utilizam de Inteligência Artificial para automatizar todo o processo da sua operação sem a necessidade de intervenção humana.  Expert no mundo do transporte, com toda sua especificidade operacional, a Praxio disponibiliza o sistema sob medida para a sua transportadora, seja voltada para Urbano de Passageiros, Rodoviário de Passageiros, Fretamento e Turismo ou Cargas e Logística.

Outro benefício garantido pelos softwares de gestão é a analise de dados. O que permite gerar relatórios para ajudar no planejamento estratégico de cada setor da empresa. Assim, fica mais fácil tomar decisões assertivas que colaborem para a rentabilidade da transportadora.

 

  1. Avalie seus investimentos

Para aumentar a rentabilidade da sua empresa, é preciso dar atenção a todo o investimento feito para obter lucro. Dessa maneira, é necessário descobrir quanto cada processo operacional representa para o caixa. Um exemplo desse investimento é o marketing.

Analise com atenção tudo o que é gasto com a divulgação de sua transportadora. A partir disso, verifique se tudo o que é feito para a divulgação dos seus serviços está gerando vendas. Com esses dados, é possível concentrar a renda destinada aos tipos de propagandas que realmente convertam em vendas.

  1. Entenda o mercado e a concorrência

De nada adianta se profissionalizar e melhorar o atendimento e o serviço, se não estiver atento às tendências de mercado. É preciso analisar com atenção a forma que o concorrente se posiciona. Bem como a maneira a sua transportadora pode se apresentar mais competitiva no mercado.

 

  1. Invista no pós-vendas

Negligenciado por muitas empresas, a fidelização de clientes ajuda a analisar a experiência dos clientes. Assim, ajuda a aprimorar os serviços, acertar as pontas soltas, e é claro, fidelizar o cliente. Afinal, quanto maior a satisfação do cliente, mais fácil de aumentar as vendas de serviços. Garantindo, assim, maior rentabilidade para a transportadora.